PPP

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola José de Almeida e Silva é o instrumento que norteará as atividades didático/pedagógicas, de forma geral, com o objetivo de propiciar uma educação de qualidade e atender os objetivos e as especificidades educacionais.

Este está sendo reelaborado com base nas diretrizes que regem o Ensino Fundamental de 09 anos, o que consequentemente trará alterações para a Educação Infantil, uma vez que a idade mínima de matrícula para o Ensino Fundamental deixou de ser 07 anos, para se instituir em 06 , idade esta que em 2007 pertencia à Educação Infantil.

Este documento traz um perfil da Escola, que se pretende consolidar, e permite que tanto os funcionários como a comunidade o tome como orientação para as ações e tomadas de decisões.

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. (SAVIANI apud VEIGA, 1995, p.93).

Dessa forma, entende-se que os pressupostos e metas, aqui descritos, representam um compromisso ético e a identidade da Escola José de Almeida e Silva e de todos os sujeitos que dela fazem parte e constroem cotidianamente a sua história.

Sua função principal, a de definir o perfil da Escola José de Almeida e Silva, está em consonância com a Legislação Educacional brasileira, especialmente, no que tange a autonomia escolar e fundamentada sobre os princípios da Pedagogia Progressista, com ênfase na Tendência “Crítico Social dos Conteúdos. ”

Os textos, de cada seção, são permeados de fundamentação teórica e sob o olhar de diversos pesquisadores educacionais, uma vez que a Educação Formal não deve ser proeminente do senso-comum e nem tão pouco fazer dele o seu objeto.